Em 1992, o Ministro da Indústria e Energia, Eng.º Mira Amaral, em colaboração com várias associações empresariais e empresas, que financiaram o projeto, encomendou um estudo liderado pelo Professor Michael Porter, para aplicar os seus modelos de análise competitiva à economia portuguesa.
O resultado surgiu em 1994, com o relatório “Building the Competitive Advantages of Portugal”, comumente conhecido por “Relatório Porter”, em que se propõe um caminho de ação concreto para tornar Portugal mais competitivo.
O relatório permanece uma bússola indispensável para os desafios contemporâneos da competitividade, tendo recentemente o think tank “Sharing Knowledge”, coordenado pelo Eng.º Jaime Quesado, dedicado várias sessões de reflexão sobre a relevância do relatório nos dias de hoje.
Constatando que não havia online qualquer exemplar digital do relatório, e apenas um número raro de exemplares em papel, o Eng.º Mira Amaral resolveu providenciar a sua digitalização, com a anuência do Fórum para a Competitividade, editor do documento.
Foi neste contexto que a LBC se disponibilizou para aplicar inteligência artificial generativa sobre o relatório.
Ao permitir uma análise interativa do conteúdo e a produção imediata de respostas objetivas às perguntas livres do leitor, a inteligência artificial generativa abre novos horizontes para explorar as estratégias propostas por Michael Porter.
Assim, o “Relatório Porter” interativo, com inteligência artificial generativa, representa mais que uma mera disponibilização de um clássico económico. Ao possibilitar uma análise mais aprofundada e interativa do conteúdo, esta ferramenta permite explorar de forma potenciada as estratégias propostas por Michael Porter, face às questões complexas que moldam o futuro económico de Portugal.
Perante as questões concretas do leitor, a capacidade de produção imediata de respostas baseadas no “Relatório Porter”, proporcionada pela inteligência artificial generativa, faz com que este documento continue a ser uma bússola relevante para os desafios contemporâneos da competitividade em Portugal e uma fonte vital de estratégias de atuação.
Aceda ao “Relatório Porter” interativo neste link.