A ViniPortugal, uma das mais prestigiadas entidades promotoras dos vinhos portugueses, está constantemente a modernizar o seu atendimento e a melhorar a experiência dos utilizadores que visitam o seu site (www.viniportugal.pt/pt/). Neste âmbito, a ViniPortugal obteve o apoio da LBC para o desenvolvimento de um agente virtual inteligente, que designou de UVA.
Desafio – modernização
A ViniPortugal deparava-se com o desafio de aumentar a qualidade de interação com o cliente e de ser capaz de gerir um elevado volume de interações online sem sobrecarregar os seus recursos humanos. Era necessário criar uma ferramenta digital autónoma que respondesse de forma fluída e precisa às questões dos utilizadores. Para este efeito, o centro de competência de inteligência artificial (IA) da LBC desenvolveu um agente virtual customizado para a ViniPortugal a partir da sua solução vertical de IA, que é um acelerador de desenvolvimento de agentes virtuais customizados.
Desenvolvimento – metodologia centrada no utilizador
Para este efeito, a LBC seguiu uma metodologia orientada por fases. O primeiro passo foi uma análise detalhada dos objetivos de comunicação orientada para o utilizador. Depois foram identificados os conteúdos da ViniPortugal e definida uma estratégia de dados. O terceiro passo foi a construção de um “cérebro” onde foram carregados todos os dados necessários. Esta base de dados permitiu ao agente virtual fornecer respostas precisas e contextualizadas, sem alucinações. De seguida, o agente virtual foi desenhado para compreender e responder de forma apurada, simulando uma interação natural, com recurso a tecnologias avançadas de processamento de linguagem natural. Como último passo, antes do lançamento, o agente virtual inteligente foi submetido a rigorosos testes para garantir o seu desempenho. A interação com perguntas reais permitiu ajustar o agente para responder da forma mais adequada a diferentes cenários.
A aposta foi criar uma experiência envolvente, acessível e livre de complicações, para facilitar a navegação de qualquer utilizador, independentemente do seu nível de literacia digital. Um fator distintivo do agente virtual inteligente é a sua capacidade de responder em mais de 20 línguas, o que é extremamente vantajoso para a ViniPortugal, dado que promove os vinhos portugueses a nível internacional.
Testemunho
“A rapidez e a eficiência de resposta foram muito grandes. Sempre que foram detetados pequenos problemas, os mesmos foram prontamente resolvidos. Estamos plenamente satisfeitos com o profissionalismo do gestor e da equipa do projeto”, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
Um agente virtual que transforma a experiência
A implementação do agente virtual inteligente UVA trouxe benefícios claros e mensuráveis. Desde o seu lançamento, em outubro de 2024, o agente tem sido utilizado intensamente pelos visitantes do site da ViniPortugal, com o processamento de mais de 500 interações logo nas primeiras duas semanas. A sua capacidade de fornecer respostas rápidas e precisas fez com que a experiência de interação melhorasse de modo significativo, enquanto libertou recursos internos da organização.
Além da eficiência, o agente destacou-se pela escalabilidade. O UVA foi projetado para lidar com um grande volume de interações sem perda de qualidade, o que o torna uma solução sustentável para o futuro, à medida que o tráfego e a complexidade das questões aumentam.
Outro aspeto relevante é a sua adaptação à linguagem natural. Graças às tecnologias aplicadas, o agente consegue interpretar nuances e responder de forma contextualizada, o que aproxima a interação digital da experiência que os utilizadores teriam ao falar com um colaborador humano, mas com capacidade de responder no momento a todas as informações.