Diagnóstico
Nesse sentido, a empresa contratou a LBC, que idealizou o projeto Simplify for Me, a ser implementado num prazo recorde de seis semanas.
Numa primeira fase a LBC realizou um diagnóstico interno com vista a identificar o imperativo da mudança. Esta fase de diagnóstico, que abrangeu cerca de 60 colaboradores da empresa em Portugal, envolveu entrevistas individuais a pessoas chave (em todos os níveis da organização), o que permitiu avaliar as áreas de maior potencial de melhoria, bem como workshops transversais que possibilitaram o aprofundar de temas relevantes detetados nas entrevistas, identificar os agentes internos facilitadores da mudança, e, por fim, delinear planos de ação setoriais e de implementação imediata.
Implementação
Na segunda fase do projeto foi desenhado o plano de gestão da mudança, com identificação de ações-chave a desenvolver, os responsáveis pela sua dinamização, prazos de implementação e KPI (key performance indicators) de sucesso.
O conceito do Simplify for Me perdurou para além do projeto realizado pela LBC. Dois anos após concluída a implementação pela LBC, a filial prosseguiu com a execução de medidas com vista a continuar a simplificar a vida dos seus colaboradores. A filial portuguesa foi ainda precursora na multinacional, uma vez que, mais de um ano depois, a empresa-mãe adotou o tema “simplicidade” como mote para todo o grupo.