Revisão estratégica
A dada altura, e tendo em conta o mote de assumir a liderança consolidada como a maior distribuidora de medicamentos e produtos de saúde em Cabo Verde (suportada em pessoas qualificadas e motivadas e processos eficientes, e assegurando a prestação de um serviço de excelência), a detentora do monopólio de importação e distribuição grossista de produtos farmacêuticos avançou com um processo de revisão estratégica e de reformulação do modelo organizacional. Neste âmbito, selecionou a LBC, que elaborou o programa de restruturação e a sua implementação.
Foi realizado um benchmark com base em informação de várias empresas de distribuição de medicamentos e produtos de saúde no sentido de analisar as melhores práticas em países com afinidade cultural e relativa proximidade geográfica de Cabo Verde (Portugal e Espanha), e com base em algumas entidades com abrangência a regiões insulares – tendo sido concluído que existiam melhores práticas no setor de atuação da distribuidora consideradas uma vantagem competitiva face aos concorrentes e com aplicabilidade na entidade cabo-verdiana.
Conjunto de desafios
As alterações do contexto externo, as boas práticas internacionais e o diagnóstico das necessidades internas permitiram definir um conjunto de desafios. Assim, o projeto executado pela LBC envolveu a elaboração dos planos estratégico e de negócios; a criação de um manual da organização (organigrama e detalhe de cada unidade orgânica: estrutura, missão principais atribuições e objetivos de primeiro nível); o desenvolvimento do modelo de gestão por competências; a definição e descrição de funções (catálogo e descritivo funcional); a revisão do plano de carreiras, assim como a revisão do sistema de remuneração e incentivo, e a definição do sistema de avaliação de desempenho; a conceção de um modelo de gestão de fornecedores e de um modelo de avaliação da satisfação de clientes; e ainda o gizar do plano de marketing.
As questões que se colocaram relativamente ao desenho organizacional abrangeram as várias vertentes da atividade e a abordagem a novas competências. O dimensionamento proposto foi alinhado com o objetivo de reforçar as áreas core de vendas, comercial e logística, bem como novas áreas de staff. A LBC acompanhou a entidade na implementação das soluções concebidas.