Enfoque na redução de custos
“A maior parte das organizações não fez um diagnóstico sobre a sua estrutura de custos e não tem um programa sistematizado de redução de custos”
O dia a dia das organizações é ocupado pelo esforço de fazer a “entrega do serviço”, na maior parte dos casos sob grande pressão dos seus clientes ou sob deficientes condições de trabalho. Neste contexto, a preocupação com a redução de custos tem tendência a ficar marginalizada.
Nas entidades privadas esta marginalização tem um impacto direto negativo nos resultados financeiros e nos lucros. Por este motivo, cada vez mais empresas estão a trazer esta preocupação para a primeira linha e para a agenda do conselho de administração.
Cortes na despesa
A redução de custos é também uma preocupação para muitas entidades públicas. Entre os vários motivos, salientam-se a necessidade nacional de reduzir o défice público, através de cortes na despesa, e o facto dos constrangimentos financeiros afetarem diretamente a capacidade de muitas entidades “fazerem a entrega adequada” dos seus serviços.
No entanto, muitas organizações, públicas e privadas, sentem uma grande dificuldade em reduzir custos. Aliás, a tendência é para os custos aumentarem de ano para ano.
“O PRICE – Programa de Redução Imediata de Custos de Exploração, não requer alterações na forma de operar o dia a dia, nem requer recursos de gestão acrescidos”
As razões são simples – a maior parte das organizações não fez um diagnóstico sobre a sua estrutura de custos e não tem um programa sistematizado de redução de custos. Estas duas simples tarefas são fundamentais para a redução de custos.
Garantir impacto no curto prazo
A LBC desenvolveu uma metodologia que endereça estes dois imperativos de forma simples e sem distrair os dirigentes e os gestores da sua maior preocupação com a qualidade do serviço prestado. O PRICE – Programa de Redução Imediata de Custos de Exploração, não requer alterações na forma de operar o dia a dia, nem requer recursos de gestão acrescidos.
O PRICE foi concebido para garantir impactos no curto prazo, permitindo aos gestores atingirem resultados rapidamente e com relativa facilidade, eliminando assim resistência à mudança e criando estímulos positivos e confiança no processo de redução de custos. Nos vários casos em que foi aplicado, o PRICE permitiu aos clientes recuperarem várias vezes em poupanças reais os custos associados à sua mobilização.
Resultados do PRICE numa entidade pública
A LBC desenvolveu recentemente o projeto PRICE num entidade pública consciente do seu papel como regulador e da sua visibilidade a nível nacional, e que tem realizado projetos inovadores com o intuito de modernizar os seus serviços e reduzir custos, constituindo uma referência de melhores práticas a nível nacional.
Neste contexto, em 2003 deu-se início ao projeto PRICE – Programa de Redução Imediata de Custos de Exploração, através da realização de um quick audit. As vertentes de análise do PRICE cobrem as áreas de Recursos Humanos, Fornecimentos e Serviços de Manutenção e Funcionamento Geral e Compras.
Medidas estruturantes
As conclusões do projeto motivaram a adoção de duas medidas estruturantes, com prazos de implementação mais latos, que conduziram à redução de custos por via de poupanças alcançadas e por aumento da eficiência dos serviços:
- Projeto de compras eletrónicas;
- GESFOR – Sistema de Gestão de Fornecedores e Prestadores de Serviços.