Consolidação da cultura de inovação
Em 2016 a universidade corporativa da elétrica, em parceria com o departamento de inovação interno, contratou a LBC para promover um evento inserido no Programa de Inovação Estratégica do grupo, tendo como grande mote a consolidação da cultura de inovação da companhia, com enfoque nos quadros executivos, mas envolvendo em paralelo os quadros mais jovens.
Assim, com a inovação estratégica no horizonte, a LBC concebeu um seminário dividido em duas partes. A primeira, subordinada ao tema “Challenge the Status Quo”, contou com a participação de oradores convidados, como o especialista em design thinking e coautor do livro “As Dez Faces da Inovação”, Jonathan Littman, e o diretor-geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, Jorge Portugal, para além do CEO da LBC, Carlos Oliveira, e de dois diretores-gerais da elétrica. Nesta primeira parte do seminário foi feito um exercício de speed brainstorming (para geração de ideias com potencial de implementação no grupo), e identificadas as personas de inovação de cada participante, tendo como suporte as suas principais características e um assessment desenvolvido pela LBC com base nas dez faces da inovação. A segunda parte do seminário foi dedicada à Everyday Innovation, um modelo de implementação com um mini value creation forum (exercício de geração e avaliação de ideias de negócio e de pitching) durante o qual os participantes puderam desenvolver o pitch de ideias geradas na sessão anterior e definir as personas necessárias para a sua implementação.
Cross-pollination
Em paralelo, foi realizado um Innovation Lab para os quadros mais jovens, que contou com a orientação do especialista em design thinking Jonathan Littman, e que levou os participantes ao Mercado da Ribeira (de produtos alimentares e afins em Lisboa), onde, num exercício de cross-pollination, aplicaram os conceitos transmitidos anteriormente.
Os resultados não são imediatamente visíveis, até porque a empresa – que integra o Índice de Sustentabilidade Dow Jones, onde são distinguidas as companhias do globo com melhor desempenho nas questões ligadas à transparência, sustentabilidade e excelência na gestão económica ambiental e social – está a trilhar um percurso no que respeita à inovação. Afinal, a inovação é feita no dia a dia das organizações. E o “Challenging the Status Quo” é um passo imprescindível para tornar a Everyday Innovation uma realidade.