Uniformização e centralização
Era fulcral criar um mecanismo para ouvir/acolher os inputs dos cidadãos, bem como um serviço de informação – determinantes para acelerar o processo de crescimento e fortalecer o Município de Caraguatatuba.
Entre os vários desafios encontrava-se a uniformização dos processos, o centralizar e a triagem simultânea das entradas de pedidos de informação e reclamações. A LBC foi a escolhida para apoiar a autarquia de Caraguatatuba, tendo desenvolvido “A Voz do Munícipe”, um mecanismo em Sequence através do qual as sugestões, reclamações e pedidos dos cidadãos e/ou comerciantes de Caraguá são geridas de modo eficaz.
Sistema personalizado
A LBC concebeu e implementou – através da unidade de negócio dedicada às tecnologias de informação, parceira certificada em Sequence pela israelita PNMsoft, criadora do software e gold partner da Microsoft – o sistema personalizado em três semanas, permitindo aumentar o grau de satisfação dos habitantes enquanto proporciona informação fiável à autarquia. A operacionalização teve em consideração quatro dimensões: a estratégia e objetivos; a organização e Recursos Humanos; procedimentos; o sistema de informação em si. E envolveu as 17 secretarias da prefeitura (edilidade), em que o Sequence foi integrado com o portal do município, possibilitando o gerar de processos por parte dos cidadãos. Tal possibilitou o desenvolvimento de um conjunto de relatórios de monitorização, permitindo à autarquia controlar o estado dos processos, o grau de resolução por cada secretaria, assim como obter dados estatísticos relevantes.
Maior rapidez de resposta
O projeto criado pela LBC resultou numa maior rapidez de resposta ao munícipe; no controlo de todas as entradas de pedidos de informação, reclamações, sugestões e elogios; na uniformização do tratamento dos pedidos de informação e ou reclamações; uma tramitação automática e imediata dos processos (como, por exemplo, relatório dos utilizadores que interferiram na resolução de um processo, e em que momento o fizeram); acesso a dados de monitorização, tanto de informação estatística (caracterização das solicitações), bem como do conteúdo dos pedidos (assunto, n.º de pedidos/reclamações por secretaria, número de processos resolvidos e pendentes, grau de satisfação do munícipe quanto à resposta dada pela secretaria responsável, entre outros).