Desenvolvimento
As Nações Unidas reconheceram a competência e conhecimento internacional da LBC na área das compras. O projeto elaborado consistiu no desenvolvimento da plataforma de e-learning (ensino à distância) e dos conteúdos formativos, relacionado com melhores práticas da função compras e a adoção de ferramentas eletrónicas de apoio à mesma.
O programa criado pela LBC em parceria com a equipa de projeto da ONU englobou a definição dos conteúdos formativos, o desenvolvimento de uma plataforma de e-learning e dos conteúdos em si, assim como a formação presencial de 90 oficiais de compras que, por seu turno, disseminaram os conteúdos por todos os escritórios das Nações Unidas. O projeto abrangeu também a manutenção da plataforma de ensino à distância e a atualização dos respetivos conteúdos. De referir que se teve em conta o facto de haver diferentes necessidades de formação e, por conseguinte, os cursos foram concebidos em conformidade.
Manutenção
Concluídos os seis meses que mediaram desde o arranque do projeto até à conclusão do mesmo, a LBC ficou ainda responsável, por um período de três anos, pela manutenção do programa, o que representou uma monitorização mensal a fim de identificar e corrigir o desempenho, ou outras questões que pudessem surgir.
O projeto, que visou assegurar o desenvolvimento de competências no sentido de apoiar a ONU a comprar melhor, obteve poupanças processuais e de preço, através de um melhor conhecimento dos mercados, melhores estratégias de compras, processos mais ágeis e fiáveis e um maior acompanhamento do desempenho dos fornecedores.