Esta iniciativa surgiu a partir da presença da LBC em Silicon Valley, nos EUA, e do networking no âmbito do GSI – Global Strategic Innovation, o programa de imersão para empresas e executivos de topo organizado pela empresa internacional de consultoria de gestão e de transformação digital. No mais recente GSI a StartSe (plataforma digital criada para “conectar todo o ecossistema brasileiro” de start-ups) entrou em contacto com a LBC para facilitar e potenciar contactos privilegiados com o tecido empresarial português e a rede de parceiros internacionais, incubadoras, empreendedores e investidores de todo o mundo. O objetivo é desenvolver um verdadeiro ecossistema internacional de empreendedorismo e inovação, com base em Portugal, em alinhamento com o espírito empreendedor que faz parte do ADN português desde sempre.
Portugal reúne as melhores condições para que tal aconteça: tem quadros qualificados, um sistema de ensino superior que tem vindo a ganhar destaque nos rankings internacionais, está orientado para a inovação, tem um custo de vida relativamente baixo, e está geograficamente bem posicionado (entre a Europa e o continente americano, com fortes ligações aos países lusófonos). A LBC tem vindo, na última década, a estabelecer uma ponte com o ecossistema de empreendedorismo e de inovação em Silicon Valley, onde tem escritórios e organiza desde 2009 programas empresariais de imersão, nos quais já participaram cerca de 400 quadros internacionais.
No primeiro dia em Lisboa, os 40 investidores e empreendedores brasileiros tiveram contacto com entidades de apoio à internacionalização e inovação, entre as quais a Portugal Ventures, Turismo de Portugal, ou a PLMJ Advogados, e realizaram visitas à StartUp Lisboa e à Unbabel.
Ficamos expectantes quanto ao que vai acontecer ao longo da semana!