Aceda aqui ao Relatório Porter interativo em IA
O Relatório Porter Interativo em IA
Faça perguntas e obtenha esclarecimentos claros e objetivos, baseados no relatório
“Construir as Vantagens Competitivas de Portugal”, coordenado por Michael Porter, e no “Projecto Porter”, coordenado por Luís Mira Amaral.
Reporte qualquer problema ou anomalia para aiporterportugal@lbc-global.com
Sinopse
Em 1992, o Ministro da Indústria e Energia, Eng.º Mira Amaral, em colaboração com várias associações empresariais e empresas, que financiaram o projeto, encomendou um estudo liderado pelo Professor Michael Porter, para aplicar os seus modelos de análise competitiva à economia portuguesa.
O resultado surgiu em 1994, com o relatório “Building the Competitive Advantages of Portugal”, – comumente conhecido por “Relatório Porter”- propondo um caminho de ação concreto para tornar Portugal mais competitivo.
Testemunho: 30 anos do "Relatório Construir as Vantagens Competitivas de Portugal"
“É relevante analisar como o modelo Porter e a experiência dos últimos 30 anos nos pode ajudar a refletir sobre como tornar a economia portuguesa mais competitiva perante as dinâmicas económicas dos dias de hoje muito marcadas pelo rápido desenvolvimento de novas tecnologias.”
Luís Mira Amaral
Engenheiro e Economista
Aceda ao Relatório Porter
Agradecemos ao Forum para a Competitividade a autorização dada para partilha do documento
Projecto Porter. A aplicação a Portugal - 1993/94
Agradecemos ao Ministério da Indústria e Energia a autorização dada para partilha do documento
Um contributo do passado para uma visão de futuro
Graças a quem partilha informação e conhecimento, todos aprendemos e crescemos juntos. Ao decidir digitalizar e partilhar na internet a versão original do Relatório Porter, que não se encontrava disponível online, o Eng.º Mira Amaral continua ativamente a contribuir para o aumento da qualidade do debate sobre a competitividade da economia portuguesa.
O Relatório Porter foi marcante pela promoção de um amplo debate sobre a competitividade da economia portuguesa. 30 anos passados, a evolução tecnológica e geopolítica trouxe muitas mudanças e dinâmicas futuras. Por exemplo, a Inteligência Artificial irá ter uma efeito schumpeteriano de definição de vencedores e perdedores na economia mundial. Importa debater o que se mantém relevante e fundamental das teses anteriormente definidas e o que muda com as novas dinâmicas competitivas dos dias de hoje.
Carlos Valleré de Oliveira
Managing Partner, LBC