Reposta ao desafio
Para endereçar este desafio, foi realizado um benchmarking com foco em empresas semelhantes na europa e no continente americano por forma a incorporar as especificidades da indústria farmacêutica. Este exercício permitiu ter uma noção mais concreta do tipo de perfil requerido para as diversas funções que operacionalizam o negócio.
O passo seguinte passou pela racionalização das famílias de funções, com um significativo envolvimento dos colaboradores aos vários níveis hierárquicos bem como das estruturas representante dos trabalhadores, e respetiva descrição para posterior qualificação, realizada através de um conjunto de critérios objetivos.
Esta fase contou também com o desenho do modelo de competências, que envolveu a identificação de competências core e outras específicas de cada função, que permitiu a definição de um catálogo de competências com descrição dos comportamentos esperados, incluindo diferentes níveis de proficiência.
Adicionalmente, foram definidos os percursos profissionais possíveis, com o redesenho do modelo de carreiras, e definida uma política remunerativa atrativa e equitativa com o intuito de promover a competitividade da empresa através do acesso, captação e retenção dos melhores quadros.
Procedeu-se também à definição do modelo de avaliação de desempenho com o objetivo de promover o equilíbrio entre uma meritocracia justa e o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores de modo a melhor responder aos desafios de mercado e às suas expectativas de crescimento profissional.
No final, foi produzido o manual integrado de gestão de recursos humanos, com os resultados do trabalho desenvolvido, e partilhado com todos os colaborares.
Alinhar a visão e melhorar o processo de decisão
Este foi um projeto gerido diretamente com a Direção Executiva da empresa, o que teve como benefícios diretos o alinhamento com a visão de futuro para a empresa, por um lado, e a maior eficácia do processo de decisão, por outro.
Nas diferentes fases do projeto, foram partilhados com as estruturas sindicais e com os representantes dos trabalhadores o trabalho a ser desenvolvido, o que permitiu um maior alinhamento de expectativas e a incorporação dos contributos de todas as partes interessadas.