Depois de ser considerado o “Líder mais Inspirador”, no Best Leader Awards da LBC, António Horta Osório é agora considerado o 41º World’s Greatest Líder, para a Revista Fortune.
Foi em 2016, na sétima edição do Best Leader Awards, promovido pela LBC, que António Horta Osório foi distinguido, de entre os 35 líderes galardoados dos anos anteriores, como «O Líder mais Inspirador».
Com uma carreira de 30 anos na banca, o presidente do Lloyds Bank foi distinguido, desta vez pela revista Fortune, como o 41st World’s Greatest Leader. Esta sexta lista anual da publicação norte-americana conta com 50 personalidades de “homens e mulheres que estão a transformar o mundo e a inspirar outros a fazer o mesmo” . Personalidades como Bill Gates, Tim Cook e o Príncipe Harry e Meghan Markle constam também desta lista.
O trabalho de António Horta Osório despertou a atenção da revista Fortune logo nos primeiros meses da sua chegada ao Lloyds Bank, quando afirmou publicamente que sofria de um esgotamento. Esta atitude do bancário e professor de Economia de 55 anos, diz a revista, nunca tinha sido abertamente discutida entre CEOs de topo e “ajudou a acabar com um estigma num sector notório por levar os trabalhadores além dos seus limites”.
Dentro do seu estilo de “Líder Inspirador”, quando entrevistado pela LBC, no âmbito do Best Leader Awards, Horta Osório afirmou: “não há nada, como gestor, que me dê mais gosto que potenciar, inspirar e desenvolver as pessoas com quem trabalho, quer a nível pessoal, quer profissional”.
Para Carlos Oliveira, CEO da LBC, o facto dos galardoados pelo Best Leader Awards receberem distinções atualmente reconhecidas a nível global, ilustra o elevado padrão de existência do Best Leader Awards.