Tecnologias da quarta revolução industrial – artificial intelligence, machine learning, blockchain, IoT, big data, robotics – estão na base da criação de oportunidades para novos negócios, mercados e inovações. Sendo um produto natural das economias de mercado, a disrupção não deve ser temida, mas percebida como um fator chave de crescimento.
Sim, porque se tradicionalmente a estratégia competitiva de uma empresa centrar-se-ia nas economias de escala e integração vertical, hoje, o foco está em reinventar o negócio e produzir inovação quer através de centros de inovação, quer através da incorporação de inovação externa desenvolvendo camadas de topo fragmentadas.
No campo dos serviços financeiros, a tecnologia de inovação trouxe muitas novidades para a sociedade atual, moldando continuamente o processo das operações monetárias e reduzindo custos. As start-up de Fintech são uma peça fundamental no progresso do sector ao desafiarem as empresas tradicionais a inovarem e a estabelecer colaboração.
O programa GSI desenhado pela LBC visa conectar participantes com as empresas líderes e start-ups do ecossistema de Silicon Valley. O programa de 5 dias é construído numa base de apresentações, exposições de casos de estudo reais, discussões com especialistas, visitas relevantes e momentos de networking.
Conscientes do desafio emergente para a área financeira e no caso de reunirmos um número sustentável de inscrições, a LBC construiu um programa GSI Fintech centrado nas seguintes temáticas:
- Mapeamento e evolução das Fintechs
- Oportunidades emergentes para as organizações financeiras instaladas
- Processo de integração de tecnologias de disrupção e gestão de risco – como blockchain e artificial intelligence
- Criação de inovação interna e desenvolvimento de parcerias com organizações de Fintech
- Métodos de implementação e manutenção de uma cultura de inovação
Para além do programam GSI, a LBC tem uma vasta experiência no setor financeiro a nível digital, envolvendo a digitalização de processos no setor bancário, desde o redesenho, simulação, automação e monitoração de processos, usando tecnologias BPM, RA e AI em inúmeros países Europeus e Africanos.