Melhorar o acesso à informação
A Fundação Eduardo dos Santos é uma instituição angolana particular de solidariedade social, constituída para dar apoio a crianças e jovens, integração social, proteção na velhice e na invalidez, promover a saúde, a educação, a formação profissional, a educação física, o desporto e a habitação social. O portal desenvolvido pela LBC visava, entre outros objetivos, melhorar o acesso à informação relacionada com o trabalho desenvolvido pela instituição, bem como ser o canal preferencial de comunicação com o público, fazendo a ligação com plataformas como as redes sociais. Teve também como grande motivação angariar potenciais doações, parceiros e voluntários para os trabalhos da FESA, estimular a partilha de ideias e a inovação, ou ainda fomentar a reflexão conjunta para a identificação de problemas partilhados e para a definição das respetivas soluções.
Envolver os stakeholders
O projeto realizado pela LBC dividiu-se em cinco fases: a definição da estratégia de comunicação; a conceção criativa e de design do portal; o seu desenvolvimento; testes e correções; e, por fim, a capacitação e carregamento de conteúdos. E que envolveu levar a que os stakeholders participassem em todas as fases de desenvolvimento; a capacitação e acompanhamento inicial da equipa de gestão do portal; a criação de dinâmicas comunicacionais para mobilizar o público ou conseguir dar visibilidade nacional e internacional ao trabalho da FESA.
O canal preferencial
O lançamento oficial do portal decorreu em julho de 2016, tendo sido apresentado também o canal FESA na plataforma YouTube (afirmando-se como um instrumento de divulgação e de partilha de informação). O produto final, que permite o acesso diário por parte dos diversos serviços, organismos e do público, divulga os eventos promovidos pela Fundação Eduardo dos Santos, notícias, publicações técnicas ou revistas da instituição, entre outros. E cumpre a meta de aproximação aos diferentes públicos, enquanto funciona como o canal preferencial de comunicação com os mesmos.