Conceção e implementação
A LBC desenhou os modelos de negócio e económico-financeiro, a estratégia, a organização, todos os processos de negócio, a descrição de funções, a estratégia tecnológica, a oferta de serviços e o marketing (incluindo o logótipo). Apoiámos a implementação, que envolveu a transferência e contratação de trabalhadores da empresa-mãe, a REFER, assim como a negociação de aquisição de equipamento tecnológico, entre outros. Elaborámos um benchmarking dos principais casos europeus de sucesso de spin-offs de telecomunicações no setor ferroviário, incluindo a análise sumária dos diversos modelos de negócio.
Especialização e centro de competências
Realizámos também um estudo de mercado de contratação de fibra ótica em Portugal. No sentido de manter a competitividade no mercado das telecomunicações, a REFER Telecom queria posicionar-se no agressivo segmento de venda de capacidade em wholesale. Para tal foi necessário conhecer e sistematizar as tendências da oferta e procura, os planos dos seus potenciais clientes, incluindo os segmentos da administração pública e dos operadores, e dos principais competidores, sobretudo em termos de expansão das suas redes, produtos comercializados e principais condições contratuais.
Resultado: com o plano de negócios criado pela LBC passou a haver uma entidade que prestava o serviço de forma contratual dentro da ferrovia, com especialização e um centro de competências que viria a potenciar negócios carrier to carrier – com a REFER Telecom a vender os seus serviços a grandes operadoras de telecomunicações no mercado português.