“Fotografia” da organização
Todas as ações realizadas sobre a estrutura organizacional das empresas, assim como sobre as pessoas que as compõem, tocam as partes mais sensíveis das organizações. Neste sentido, é de vital importância abordar as ditas ações analisando previamente as organizações, as perceções dos trabalhadores e onde se pretende chegar.
Caso contrário, as ações levadas a cabo de forma aleatória ou pouco condizentes com a realidade dificilmente se traduzirão nos resultados concretos e esperados.
A LBC realizou um projeto de Estudo de Clima Organizacional na Bergé Automotive Logistics (BAL), com o objetivo de conhecer a realidade da organização envolvendo os escritórios centrais e diversos centros logísticos espalhados por toda a Espanha.
O projeto teve como objetivo a realização de uma “fotografia” da organização em termos de clima laboral e da satisfação de todos os colaboradores, como base para futuras atuações a nível organizacional e de recursos humanos.
Execução do projeto
Este exercício demonstrou que, para a BAL, a aplicação da estratégia corporativa passa necessariamente por este conhecimento da realidade que a empresa vive nas suas distintas vertentes. A empresa entende que só partindo da realidade percebida pelos funcionários é que as políticas e estratégias corporativas podem implementar-se de forma adequada para conseguir os resultados que o mercado e a empresa exigem. A execução do projeto caracterizou-se pelos seguintes aspetos:
- Averiguação do clima laboral segundo distintas áreas de avaliação: formação, motivação, desempenho, comunicação, colaboração, orientação para o cliente e ambiente/ condições de trabalho;
- Segmentação dos funcionários em função das Unidades de Trabalho que compõem a BAL, para obter uma visão mais firme na análise posterior;
- Compromisso da direção da BAL com a comunicação do projeto em todas as suas fases para conseguir a adesão de todas as pessoas no exercício, incluindo a posterior comunicação dos resultados. Este aspeto foi importante para a participação dos colaboradores, como exercício de proximidade entre direção e operação, e como mostra de compromisso, dotando de credibilidade um projeto vital para a articulação de ações posteriores;
- Vinculação dos resultados a uma planificação articulada de ações de melhoria a curto, médio e longo prazo, que foram comunicadas de maneira clara e transparente a toda a organização no final do projeto;
- Vinculação das ações planificadas a: tarefas a realizar, prazos associados, responsáveis, resultados a obter e indicadores de monitorização desses resultados.