Espaço privilegiado de interface
Especialmente dedicada à gestão da administração pública em Cabo Verde, a rede NEPAM (Network on Public Administration Management) é um espaço privilegiado de interface efetivo entre políticos, gestores da administração pública e do setor privado, sociedade civil e diáspora, que estimula a geração de debates de ideias e apoia a partilha e utilização de conhecimento em áreas estratégicas da administração pública. Trata-se, no fundo, de uma rede de conhecimento ao serviço da boa governação.
Inserida num dos propósitos da Agenda para a Estratégia de Transformação Económica de Cabo Verde, a rede NEPAM será essencial para colmatar as lacunas encontradas entre as decisões políticas, a investigação e os intelectuais cabo-verdianos.
Financiada pela African Capacity Building Foundation (ACBF) e pelo Governo, a rede tem três componentes de atuação:
- Uma rede de membros nacionais, da diáspora e da cooperação internacional, que implica a identificação e mobilização contínua de especialistas em Administração Pública e outros profissionais com uma agenda comum para o melhoramento da Administração Pública cabo-verdiana e o estabelecimento de uma cooperação efetiva com centros externos de formação e pesquisa;
- Um centro de documentação e informação on-line, que permite a publicação e acesso on-line a estudos e documentação relevante e a disseminação de melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da gestão pública; e
- Trabalho em rede e partilha de conhecimento, tendo como suporte um website que cobre todas as atividades da rede, nomeadamente fóruns online, seminários, workshops temáticos e conferências sobre a Administração Pública.
O pilar que faltava
Além de promoção de fóruns e debates regulares, para o diagnóstico de problemas de que padecem a Administração Pública, Edna Mascarenhas, Coordenadora do Projeto, salienta que a rede NEPAM visa estabelecer um quadro de recursos humanos com capacidade para servirem de auditores das estratégias e formulações das políticas públicas nacionais definidas para este setor.
O Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, destacou, na ocasião da apresentação pública do projeto, em novembro de 2007, que a rede NEPAM é o pilar que faltava a esta nova geração da reforma do Estado e da Administração Pública e vai permitir que se aceda ao conhecimento nacional e internacional com mais facilidade.
A Leadership Business Consulting (LBC) apoiou este projeto desde o primeiro dia, porque acredita, acima de tudo, no potencial das redes de partilha e disseminação de conhecimento e, em particular, no valor adicional que esta rede poderá trazer para um país insular como Cabo Verde que tem mais de metade da sua população e intelectuais na diáspora.
Membros da Rede NEPAM
Resultados Esperados:
- Partilha de experiências e conhecimentos na Administração Pública
- Fácil acesso à informação e documentação
- Intercâmbio entre atores nacionais e internacionais
O apoio da Leadership Business Consulting ao projeto NEPAM incidiu na definição da sua estratégia de atuação, bem como na conceção da imagem e estratégia de marketing do projeto, tendo também apoiado a promoção e lançamento público da Rede.
Aumentar o dinamismo
É nossa convicção que esta rede de conhecimento poderá alavancar um conjunto de outros projetos que estão a ser levados a cabo, não só pelo Governo, com o processo da Reforma do Estado e da Administração Pública, como por outras organizações do setor privado e da sociedade civil, que já desenvolvem atividades no sentido de promover uma maior proximidade com o setor público, e mais concretamente com os seus decisores políticos. Este será mais um passo que contribuirá para aumentar o dinamismo que Cabo Verde tem vindo a demonstrar no que respeita ao seu processo de desenvolvimento e transformação.
“Os grandes desafios inerentes ao desenvolvimento das redes de conhecimento passam pela mobilização efetiva dos vários “atores” da rede e pela criação dos mecanismos indispensáveis à partilha, geração e disseminação do conhecimento gerado. Um facto crítico de sucesso é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte a toda a rede, para que esta possa decorrer em ambiente “virtual”, reduzindo as distâncias e aumentando a partilha do conhecimento.”, Edna Mascarenhas, coordenadora do projeto.