Reestruturar o processo de compra
A inovação constitui um desígnio transversal a toda a organização da empresa, sendo dinamizada e promovida a introdução de soluções inovadoras em todos os quadrantes do seu modelo organizacional e funcional.
A LBC integrou o projeto para aportar as suas competências na preparação do modelo funcional da Hovione para a adoção do novo sistema.
Neste contexto, atendendo à importância do processo de procurement e de relacionamento com os fornecedores na cadeia de valor da empresa, o Departamento de Compras da Hovione decidiu reestruturar o processo de compra da organização, salvaguardando a sua Política de Compras com o intuito de dinamizar a interação eletrónica entre a Hovione e os seus fornecedores.
Integração e adoção
Fruto da sua experiência em desenvolvimento de projetos de compras, nomeadamente no sourcing estratégico e eProcurement, a intervenção da LBC centrou-se na redefinição dos processos de compras, tais como o processo de avaliação de fornecedores e também a definição e adaptação da documentação para a nova realidade. Paralelamente, desenvolveu o levantamento e análise dos contratos existentes e realizou a revisão do processo de catalogação de fornecedores e materiais.
Com base no website da Hovione foi implementado um sistema que assegura a interação eletrónica com os fornecedores, na ótica de Supplier Relationship Management (SRM). Com a adoção desta ferramenta a empresa pretende facilitar os processos de gestão de contratos com fornecedores, assim como o processo de gestão de eventos, nomeadamente, em feiras onde estão presentes e contactos desenvolvidos.
No futuro, com a implementação deste sistema, a empresa pretende ainda estabelecer as condições base para a adoção e implementação da faturação eletrónica.
Gestão integrada
Em termos tecnológicos a Hovione optou por integrar no seu ERP – my SAP ERP 2005 – um sistema de Supplier Self Service, tendo em atenção o cumprimento dos requisitos técnicos e funcionais exigidos e a análise do seu custo total de posse (TCO – Total Cost of Ownership).
O desenvolvimento deste projeto permitiu à Hovione aportar um conjunto de benefícios, dos quais se destaca o incremento da capacidade de gerir de forma integrada os contratos dos fornecedores que fornecem mais do que uma empresa do Grupo Hovione, que estão geograficamente dispersas.
Outras vantagens são a adoção de processos e métodos de trabalho homogéneos pelas áreas de compras da empresa, também geograficamente dispersas, bem como a redução da afetação dos colaboradores das áreas de compras em contactos de cariz administrativo com os fornecedores.
Hovione: líder em I&D
Distinguindo-se pela capacidade tecnológica e qualidade de produção, a grande aposta da Hovione reside na investigação. Impulsionada por engenheiros e químicos que partilham uma mesma paixão pela ciência e inovação, a Hovione é o maior investidor em Investigação e Desenvolvimento (I&D) da indústria farmacêutica portuguesa, detendo 400 patentes no mundo inteiro.
Emprega, mais de 600 profissionais de 10 nacionalidades distintas com uma média de idades a situar-se nos 37 anos. Em 2007 a empresa faturou, aproximadamente, 103,7 milhões de dólares. Desse valor, investiu cerca de 8% do seu volume de vendas em I&D, 6% em projetos ambientais, 5% em qualidade e 1% em formação, sendo de destacar a aposta feita na área da qualidade e da pesquisa, nas quais emprega mais profissionais do que na produção.
Tudo isto, bem como o compromisso que assumiu com as questões ambientais, por exemplo, ao subscrever o Responsible Care Program e utilizar tecnologias CGreenCycle™ valeu-lhe o prémio de “Melhor Meio Ambiente na Indústria”, atribuído pela Comissão Europeia e pelo Programa Ambiental das Nações Unidas. (Fonte: Hovione)